Especialização Mídias na Educação - UFPR

Espaço destinado a postagem de minhas reflexões, construções, produções durante o percurso enquanto participante do Curso de Especialização: Mídias na Educação, pela UFPR.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Recurso Tecnológico Digital: Blog

O blog é uma página na Internet cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. O autor, ou seja, o blogueiro dá ao seu espaço uma identidade e nele insere diariamente ou esporadicamente sua postagem relatando o que fez de interessante em seu dia, poesias, músicas, desabafos, críticas, enfim, tudo o que sentir vontade ou for de seu interesse.
O blog é uma ferramenta em que o autor tem a possibilidade de compartilhar com os outros suas descobertas e também, expor um pouco de si.
O blog cria comunidades virtuais as quais, dentro da blogosfera, se encontram e se unem através de links agrupando-se através de interesses em comum. Unindo-se, defendendo, expondo e discutindo sobre suas inquietações e ainda, compartilhando produções.
Segundo STAA (2006): “o blog é um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada (texto publicado) pode ser comentado”.
Por ser um recurso que permite que a produção, a publicação e a interação entre o escritor e o público leitor se dêem em um único ambiente facilita sua administração e também, dinamiza o ambiente. Criar um blog é muito, não exige conhecimentos diferenciados de informática, nem instalação de programas para a publicação e atualização, além de ser possível encontrar na Internet inúmeros sites que disponibilizam o serviço gratuitamente.
No Blogger (http://www.blogger.com), por exemplo, é possível em uma única conta criar vários blogs. Este serviço possui um painel de administração bastante intuitivo o que permite que qualquer pessoa realize o seu cadastro e utilize as ferramentas sem dificuldades. Além disso, é possível vincular ao blog ferramentas que permitem a inserção de vídeos, imagens, áudios, lista de sites, ou seja, inserção de inúmeros recursos que são capazes de torná-lo mais atrativo e dinâmico.
Por todas essas características e facilidades o blog é, naturalmente, uma ótima opção para utilização em sala de aula. Tanto que hoje, ao fazer uma busca na internet, se é direcionado a inúmeros blogs criados por educadores, especificamente, para serem utilizados em projetos educacionais.
Na Língua Portuguesa, especificamente, o blog pode ser utilizado como um recurso para publicação de textos e imagens produzidas pelos alunos. Pensando em uma 5ª série, por exemplo, uma boa sugestão é utilizar um editor de imagens para criação de um personagem e o blog para a produção de uma história sobre ele. Também, o professor tem a possibilidade de lançar discussões sobre temas polêmicos e instigar os alunos a utilizarem “os comentários” para exporem o que pensam sobre o assunto ou ainda, criar um canal de comunicação entre seus alunos, criando uma espécie de jornal on-line da turma.
Vale enfatizar a importância do professor se permitir conhecer, analisar e verificar o que o mundo virtual pode proporcionar, pois, assim como o blog, existem inúmeras ferramentas capazes de suprir inúmeras necessidades encontradas no dia-a-dia da sala de aula. É preciso, no entanto, ousar e estar disposto a discutir, questionar, construir e navegar pelos mares das possibilidades e, da criatividade.Esta postura consciente é, sem dúvida, a base para a busca de uma melhor qualidade da prática pedagógica o que sem dúvida, irá contribuir significativamente, com o processo ensino-aprendizagem.

SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 2004.
MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo, Ed. Paulinas, 1998.
STAA, Betina Von Staa. Sete motivos para um professor criar um blog. http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636, acessado em 27/03/2010.
Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog, acessado em 27/03/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário