Especialização Mídias na Educação - UFPR

Espaço destinado a postagem de minhas reflexões, construções, produções durante o percurso enquanto participante do Curso de Especialização: Mídias na Educação, pela UFPR.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Adeus professor, adeus professora?

Na formação de professores, existem dois aspectos a serem considerados: a instrumentalização quanto ao uso dos recursos, ou seja, a adequação técnica da ferramenta e a aplicabilidade destes recursos na prática pedagógica.

Quando o assunto é especificamente a formação de professores para o uso das tecnologias é importante que o professor tenha claro que ele deve, primeiramente, conhecer o recurso, para em seguida, verificar se o seu uso suprirá, de fato, suas necessidades. Vale lembrar que utilizar um recurso não é garantia de que sua aula cumprirá satisfatoriamente o objetivo proposto. O mais importante sempre será a presença do professor e o seu domínio do assunto.

Hoje o professor conta com uma infinidade de recursos, muitos deles idealizados especificamente para auxiliá-lo em sua prática. Há ainda, outros recursos que foram criados para os mais diversos fins, porém, também podem ser utilizados. Ambos necessitam do olhar crítico do professor, o qual o analisará e verificará a viabilidade de utilização; estes recursos só serão úteis se eles vierem de encontro com as necessidades apresentadas, pelo professor, naquele momento.

Sobre a minha formação, em relação ao uso de recursos tecnológicos, tive/tenho o privilégio de trabalhar com profissionais da área que desde o início da minha carreira no magistério me incentivaram e fizeram com que eu me interessasse pelo estudo do uso significativo desses recursos na educação. Particularmente, não consigo visualizar um trabalho com tecnologias sem que este seja colaborativo, desta forma, grande parte da minha formação se deu em trocas informais com profissionais da área além de cursos específicos.

Ainda, na na CRTE (Coordenação Regional de Tecnologia na Educação), temos a possibilidade de auxiliar o professor quanto ao uso desses recursos, seja em relação à adequação de alguma ferramenta ou quanto a aplicabilidade pedagógica destes recursos, desta forma, buscamos contribuir com ele de forma satisfatória indo de encontro com as dificuldades encontradas durante o preparo de suas aulas ou durante o preparo e/ou aplicação de atividades diversificadas na escola, além de quando solicitado, na utilização de AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagens) em cursos de formação. Considero este processo de extrema importância, pois, a cada nova assessoria pedagógica, como denominamos, nos deparamos com novos desafios e aprendemos algo novo com os professores.

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