Especialização Mídias na Educação - UFPR

Espaço destinado a postagem de minhas reflexões, construções, produções durante o percurso enquanto participante do Curso de Especialização: Mídias na Educação, pela UFPR.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Incerteza e aprendizagem

Em um ambiente virtual de aprendizagem (distância) assim como uma sala de aula (presencial) é importante oportunizar momentos em que o cursista possa expor sua forma de pensar sobre o assunto discutido, porém, isso se dá de forma diferenciada. A distância, a participação acontece por meio da escrita e é através dela que mostramos nossa cara no ambiente, que construímos novas ideias, discutimos, interagimos. No presencial, esse processo se dá, na maioria das vezes, por meio da oralidade, o que para muitos é um martírio. Em grande parte da minha vida escolar, fui treinada para aprender e não para questionar ou expor minha forma de pensar.Lembro, inclusive, que na época da faculdade (e olha que não faz tanto tempo assim), minha professora de didática não nos deixava participar das discussões que propunha. Essa postura, ao meu ver, vinha na contra-mão do conteúdo que era apresentado por ela pois, se falava na importância de oportunizar ao aluno situações em que ele pudesse desenvolver sua criticidade, no entanto, a prática era contraditória.
Lembro-me bem que nos primeiros cursos a distância que participei encontrava muita dificuldade em postar alguma coisa nos fóruns ou questionar ou contribuir com os apontamentos dos colegas, isso deve ter se dado por conta das fustradas experiências que tive no presencial. Aos poucos, essa insegurança foi se quebrando e passei a interagir naturalmente e, inclusive, passei a pegar gosto pela coisa. Mesmo assim ainda tenho receio de ser mal-interpretada ou de não ser clara ao compartilhar meus apontamentos. Acredito ser muito importante em um curso a distância o que sentimos durante todo o percurso, principalmente, no que diz respeito a interação. Sentir que não estamos sozinhos, que partilhamos das mesmas angústias; a possibilidade de contruir novos olhares, concordar ou discordar de maneiras de pensar; tudo isso, sem dúvida, traz vida àquilo que poderia ser considerado um simples recurso tecnológico e mais do que isso, pode contribuir satisfatoriamente com nosso aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário